Ao menos 22 pessoas, incluindo os ministros da Defesa e da Segurança do Laos, morreram neste sábado (17) num acidente de avião na província de Xiang Kuang, no norte do país.As causas do acidente, que ocorreu às 6h locais (20h de sexta-feira no Brasil), estão sendo investigadas.
Além de Douangchae Phichit, que acumulava a pasta da Defesa com o cargo de vice-primeiro-ministro, e de Thongban Saengaphon, também estavam no avião outras autoridades: o prefeito de Vientiane, Soukan Mahalat, e o chefe de propaganda do Partido Comunista do Laos, Chuang Sombounkhan, segundo o Bangkok Post.
Três pessoas podem ter sobrevivido, mas não há informações sobre seu estado. As agências de notícias trazem imagens de pessoas apontadas como sobreviventes recebendo socorro em hospitais.
A aeronave militar, um Antonov AN-74-300, partiu de Vientiane a Xiang Kuang para uma celebração militar, que foi adiada devido ao acidente. O avião caiu na selva, numa região montanhosa.
Todas as informações sobre o caso vêm sendo dadas às agências de notícias pelo governo da Tailândia. A agência de notícias oficial laosiana KPL apenas confirma que o acidente ocorreu e que as autoridades estão tentando resgatar os sobreviventes.
Com 7 milhões de habitantes vivendo sob um governo autoritário de partido único, o Laos é um dos países mais pobres da Ásia.Desde 1950, segundo o banco de dados da Aviation Safety Network, o país registrou 30 acidentes de avião. O mais recente foi em outubro, quando morreram 49 pessoas num voo comercial da Lao Airlines.