• Carregando...
uruguai
Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou| Foto: Walter Paciello/Presidência do Uruguai

Os ministros de Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas, e de Economia e Finanças, Azucena Arbeleche, devem comparecer ao Senado para prestar esclarecimentos sobre a crise ligada à Covid-19, informaram fontes parlamentares nesta terça-feira (8).

Com o único apoio dos senadores da Frente Ampla, uma coalizão de esquerda que governou o Uruguai entre 2005 e 2020 e que hoje está na oposição nacional, a moção foi aprovada na sessão de hoje. Porém, não foi especificado quando os ministros serão ouvidos.

"Solicitamos a presença dos Senhores Ministros, a fim de fornecer explicações sobre a estratégia ligada às políticas de saúde, bem como os aspectos econômicos e sociais nos quais ela se baseou durante os primeiros seis meses deste ano", anunciou o Senado em uma nota oficial.

"O governo e a sociedade perderam a possibilidade de brindar abril", declarou Oscar Andrade, em referência a grande alta de casos e mortes nesse mês. "Não temos outra escolha senão considerar a política de saúde e os fundamentos econômicos que apoiam a política de saúde", acrescentou.

Já o secretário da Presidência, Álvaro Delgado, comentou que "é difícil entender" a convocação dos ministros. "É difícil entender este questionamento porque é, em suma, politizar a pandemia, e ela não tem ideologia", criticou um dos homens fortes do governo de Luis Lacalle Pou.

O Senado tem uma comissão para monitorar a pandemia, formada por legisladores de todas as forças representadas na Câmara Alta, com Frente Ampla, Cabildo Abierto, Partido Nacional e Partido Colorado, as três últimas partes da coalizão governamental. O grupo foi recebido na semana passada por Lacalle Pou.

Desde que a emergência sanitária foi declarada no Uruguai, em 13 de março de 2020, o país vizinho acumulou 318.783 casos de coronavírus, dos quais 34.704 são ativos, e 4.692 mortes por Covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]