As primeiras investigações da missão espacial indiana Chandrayaan-3 na face mais meridional da Lua detectaram a presença de oxigênio e enxofre na superfície do satélite, conforme informou nessa terça-feira (29) a Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO, na sigla em inglês).
O instrumento de medição LIBS, que analisa a composição dos materiais expondo-os a intensos pulsos de laser, confirma “de forma inequívoca a presença de enxofre na região, algo que não era possível de saber com os instrumentos a bordo dos orbitadores”, declarou a ISRO em um comunicado.
As análises preliminares recolhidas pelo equipamento de medição, a bordo do rover Chandrayaan-3, revelam que, além de oxigênio e enxofre, também há presença de alumínio, cálcio, ferro, cromo e titânio no Polo Sul da Lua, afirmou a agência espacial indiana.
Restos de manganês e silício também foram encontrados em outras medições, acrescenta o comunicado. A ISRO afirma ainda que “uma investigação aprofundada sobre a presença de hidrogênio" na Lua está em andamento.
O Chandrayaan-3 fez história no último dia 23 ao tornar a Índia o primeiro país a alcançar a parte mais meridional do satélite, de onde serão coletadas informações importantes para a Terra sobre a presença de água e minerais nos 14 dias terrestres previstos para durar a missão.
Menos de uma semana depois da histórica aterrissagem na Lua, a ISRO anunciou que está preparando sua primeira missão espacial para estudar o Sol, que partirá do centro da agência espacial indiana em Sriharikota, no sul do país.
Com lançamento marcado para o próximo sábado, dia 2 de setembro, a missão Aditya-L1 foi projetada para alcançar uma distância de 1,5 milhão de quilômetros da Terra e tem o objetivo de "estudar as atividades solares", a dinâmica dos ventos na região próxima ao Sol e seus efeitos do planeta. (Com informações da Agência EFE)
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ