O general-de-brigada Carlos Alberto dos Santos Cruz será o novo comandante da Força de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa.
Cruz, que vai substituir o general-de-divisão José Elito Carvalho Siqueira, deverá assumir o cargo na terça-feira. A indicação foi aprovada na sexta-feira pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo a assessoria do Itamaraty. Siqueira estava no comando das tropas desde janeiro do ano passado.
O Brasil comanda as tropas da ONU no Haiti desde 2004 e tem cerca de 1.200 militares naquele país, entre os cerca de 7,5 mil integrantes da missão. Santos Cruz comandará as tropas durante um ano. Essa é a quarta vez que um militar brasileiro assume a posição.
O Brasil reveza suas tropas a cada seis meses. O sexto grupo de soldados chegou ao país no fim do ano passado. Santos Cruz, que exercia o comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá (MT), coordenou o treinamento dessa tropa.
Deixe sua opinião