Um míssil norte-coreano lançado na quarta-feira estava apontado em direção à área do oceano próxima ao Havaí, informou um jornal japonês nesta sexta-feira (horário local).
Especialistas estimaram que o míssil balístico Taepodong-2 pode percorrer seis mil quilômetros, colocando o Alasca em seu raio de alcance. O míssil de quarta-feira aparentemente falhou logo após ser disparado e caiu no mar entre a península coreana e o Japão, a apenas algumas centenas de quilômetros do local de lançamento.
Mas informações dos Estados Unidos, de destróieres japoneses equipados com radar e de aviões de vigilância que monitoraram o lançamento e sua altitude indicaram que o míssil estava se dirigindo para águas próximas ao Havaí, afirmou o "Sankei Shimbun", citando várias fontes nos Estados Unidos e no Japão.
A Coréia do Norte pode ter mirado o Havaí para mostrar aos EUA que é capaz de disparar um míssil naquela direção, ou talvez porque o quartel-general da frota americana no Pacífico está no local, afirmou o jornal.
Outra reportagem no "Mainichi Shimbun" citou autoridades americanas e japonesas dizendo que um pedaço do míssil Taepodong-2 caiu logo após o lançamento, fortalecendo a versão de que a manobra tinha sido um fracasso.
TRF1 autoriza Conanda a publicar resolução que facilita aborto em menores de 14 anos sem o aval dos pais
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Bolsonaro deve ser julgado pelo STF por suposta tentativa de golpe; acompanhe o Entrelinhas
Meta anuncia que adotará sistema semelhante ao do X para checagem de fatos