Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Racismo nos EUA

Mississippi vai tirar símbolo confederado de sua bandeira

bandeira confederado
bandeira do estado do Mississippi em frente ao Capitólio do Estado do Mississippi, em Jackson. (Foto: Rory Doyle/AFP)

Ouça este conteúdo

Legisladores do estado americano do Mississippi aprovaram neste domingo (28) a retirada do símbolo confederado de sua bandeira, após pressão dos protestos contra o racismo nos Estados Unidos. Com apoio de democratas e republicanos, a decisão deve ser ratificada pelo governador Tate Reeves e, então, a bandeira atual deixará de ser oficial.

Uma comissão vai desenhar uma nova bandeira, sem o emblema considerado racista e com a frase "Em Deus Nós Confiamos", a qual será colocada em votação em um referendo marcado para 3 de novembro, no mesmo dia das eleições gerais dos Estados Unidos.

O presidente da Câmara de Deputados do Mississippi, o republicano Philip Gunn, disse que o símbolo confederado na bandeira do estado é ofensivo. O senador democrata John Horhn disse que, apesar de não ser uma solução para os problemas causados pelo passado racista do país, a remoção do emblema "é um grande passo no caminho que estamos dando para reconhecer a humanidade e a autoestima que Deus nos deu".

Mississippi é o único estado americano que carrega em sua bandeira o símbolo da batalha dos Confederados, um quadrado vermelho marcado com um X azul com 13 estrelas brancas, que representavam os estados sulistas que eram contra a abolição da escravidão na Guerra Civil dos EUA. A bandeira estadual foi criada em 1894, em reação ao poder político que os afro-americanos conquistaram após a Guerra Civil. Algumas cidades e universidades públicas do Mississippi já não a hasteiam mais.

Em um referendo realizado em 2001, o estado americano votou para manter a bandeira com o símbolo confederado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.