Uma leva de caçadores de recompensas em busca de um suposto trem nazista repleto de ouro que estaria desaparecido na Polônia levou o governo do país a pedir oficialmente que as pessoas parem de procurá-lo.
Os boatos sobre a existência de tal veículo, que além de ouro teria armamentos e outras pedras preciosas, ganharam força na última semana, quando um polonês e um alemão de identidades não divulgadas afirmaram tê-lo encontrado. Os supostos caçadores de recompensas teriam pedido 10% do tesouro encontrado, mas não mostraram provas do achado, apenas deram descrições sobre ele.
“Tenho certeza de que o trem existe, mas pode conter material perigoso”, alertou Piotr Zuchowski, chefe de patrimônio cultural do Ministério da Cultura polonês, segundo reportagem do jornal britânico “The Guardian”. “Isto é um apelo para que quaisquer outras investigações cessem até que tenhamos terminado os procedimentos oficiais necessários para tornar o local seguro”, completou.
De acordo com informações de sites poloneses, o trem teria sido escondido na cidade de Wroclaw no fim da Segunda Guerra, diante da chegada do exército soviético. O carregamento seria composto de toneladas de materiais preciosos, provavelmente pilhados pelos soldados de Hitler.
O fato de tal preciosidade não ter sido descoberta por mais de sete décadas é o principal argumento dos céticos. “Pelo menos no meu conhecimento, ninguém jamais encontrou documentos que confirmassem esta informação “, disse Joanna Lamparska, uma historiadora local à agência Reuters.