• Carregando...
Romney ri para Gingrich durante o debate de segunda-feira à noite | Joe Raedle/AFP
Romney ri para Gingrich durante o debate de segunda-feira à noite| Foto: Joe Raedle/AFP

Às vésperas da prévia no estado da Carolina do Sul, que ocorrerá no sábado, Mitt Romney, principal pré-candidato à nomeação do Partido Republicano, saiu ileso do debate realizado com seus concorrentes, que estão determinados a derrubá-lo com ataques contra as políticas moderadas adotadas quando foi governador de Massachusetts e sua carreira numa empresa de capital de risco. O encontro dos pré-candidatos aconteceu na noite de segunda-feira.

Newt Gingrich, Rick Santo­­rum, Rick Perry e Ron Paul, os quatro opositores de Romney, tentam provar que ele não é a melhor opção para concorrer com o presidente Barack Obama. O presidente, cuja popularidade sofre por causa dos problemas econômicos do país, é visto como vulnerável na corrida para um segundo mandato na Casa Bran­­ca por causa do alto nível de de­­semprego, do enorme déficit fe­­deral e das milhões de execuções hipotecárias que continuam a ocorrer enquanto a economia se recupera vagarosamente. Os eleitores norte-americanos escolheram a recuperação da economia como a principal meta do novo governo.

Pesquisas mostram que Rom­­ney é o favorito nas primárias da Carolina do Sul, apesar da desconfiança e da ambivalência dos eleitores republicanos, descontentes com as posturas anteriores de Romney sobre questões sociais como aborto. Mas Gingrich praticamente admitiu que uma vitória de Romney na Carolina do Sul garantiria a ele a indicação do partido.

Durante o debate, Gingrich e Perry, o governador do Texas, atacaram a maior vulnerabilidade de Romney: seu trabalho como executivo-chefe da Bain Capital, uma empresa de private equity que comprava empresas em dificuldade e tentava fazê-las se tornarem competitivas novamente.

Perry desafiou o multimilionário Romney a apresentar sua declaração de imposto de renda. O governador do Texas disse que ele já havia feito isso e que acreditava que Gingrich fará o mesmo ainda nesta semana.

Romney afirmou na noite de segunda-feira que vai di­­vulgar sua declaração de im­­posto de renda ainda em abril. "Não há nada na declaração que sugira qualquer problema e fico feliz com isso", disse ele.

Abril é o mês no qual todos os norte-americanos têm de fazer suas declarações de im­­posto de renda. Nos Estados Unidos, candidatos a altos cargos não são obrigados a tornar públicas suas declarações, mas costumam fazer isso como si­­nal de boa fé, para mostrar suas fontes de renda e os pagamentos feitos ao governo.

Há fortes rumores de que Romney, embora pague os impostos exigidos, o faça com alíquotas muito menores do que a usada para tributar os sa­­lários da média dos trabalhadores.

A lei norte-americana permite que investidores como Romney paguem im­­postos consideravelmente mais baixos por seus ganhos de capital. Outras brechas permitem descontos substanciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]