O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney é o vencedor das primárias republicanas de Michigan e do Arizona, segundo as redes de televisão dos Estados Unidos.
Com 88% das urnas apuradas em Michigan, Romney tem 41% de apoio e uma vantagem de 30 mil votos sobre seu imediato concorrente, Rick Santorum, que recebeu 37% dos votos.
Na sequência, aparecem o congressista Ron Paul, que obtém 12%, e o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, que abdicou de fazer campanha em Michigan e fica com 7% dos votos.
Romney nasceu em Michigan e seu pai foi governador do estado, por isso a vitória era de vital importância para mantê-lo como o favorito da disputa.
No Arizona, com a apuração de 77% das urnas, Romney aparecia com 48% dos votos. Santorum tinha 26%, Gingrich 16% e Paul 8%.
Michigan distribui 30 delegados, enquanto o Arizona outorga outros 29. Para garantir a candidatura é preciso alcançar 1.144 delegados, que designarão oficialmente o rival de Obama nas eleições presidenciais de novembro.
Além destes dois estados, o Wyoming realizava nesta terça-feira suas assembleias populares, embora a votação tenha caráter meramente simbólico, já que não distribui delegados.
Principal adversário
Ao longo da campanha, o ex-governador teve muitos problemas para convencer os eleitores devido a sua imagem de privilegiado econômico e alheio aos problemas do cidadão médio.
Santorum, um católico conservador, aparece como o principal obstáculo à indicação republicana de Romney para enfrentar o democrata Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro próximo.
No dia 3 de janeiro, em Iowa (centro), Santorum triunfou na primeira disputa republicana. Depois venceu no Missouri (centro), Colorado (oeste) e Minnesota (7 de fevereiro), confirmando seu avanço.O ex-senador da Pensilvânia divulgou no domingo seu programa econômico, baseado principalmente em diminuição de impostos para as empresas.
Nesta semana, os dois adversários republicanos escolheram a cidade de Detroit (Michigan), berço da indústria automobilística, para debater a economia.
Santorum insistiu que ter um candidato conservador com fortes valores é a única maneira de vencer Obama em novembro, em um ataque a Romney, que busca convencer os eleitores republicanos sobre suas credenciais conservadoras.
Deixe sua opinião