Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imperialismo russo

Moldávia acusa Rússia de planejar golpe usando subversivos com formação militar

Moldávia acusa Rússia de planejar golpe com subversivos com formação militar
Natalia Gavrilita renunciou ao cargo no dia em que a Moldávia denunciou violação do seu espaço aéreo durante ataque da Rússia com mísseis contra a Ucrânia (Foto: EFE/EPA/DUMITRU DORU)

Ouça este conteúdo

A presidente da Moldávia, Maia Sandu, acusou a Rússia nesta segunda-feira de planejar um golpe de Estado com a ajuda de cidadãos de Belarus, Sérvia e Montenegro com formação militar.

Esses subversivos realizariam ações violentas disfarçadas de protestos como o ataque a instituições do Estado e sequestro de autoridades.

“Por meio de ações violentas, mascaradas sob os protestos da chamada oposição, seria forçada a mudança de poder em Chisinau”, explicou Sandu em pronunciamento público.

A presidente apontou que os documentos recebidos na semana passada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reforçam o plano russo para desestabilizar internamente a Moldávia.

As ações contariam com apoio de grupos criminosos como a formação (política pró-Rússia) Shor e todos os seus braços, veteranos e pessoas do entorno do (oligarca foragido Vladimir) Plahotniuc.

Sandu declarou que o objetivo russo é "é minar a ordem constitucional e trocar o poder legítimo de Chisinau por um ilegítimo, o que colocaria nosso país à mercê da Rússia”.

Alguns dos impactos diretos dessa ação seria a paralisação da integração da Moldávia dentro da União Europeia, bem como a utilização do poderio militar do país na Guerra a Ucrânia.

"Todos aqueles que participam dessas ações dirigidas contra o Estado da República da Moldávia, elementos externos, membros de partidos políticos e grupos criminosos, e todos aqueles que os protegem, devem ser responsabilizados. As tentativas do Kremlin de organizar a violência em nosso país não terão sucesso. Permanecemos calmos e acreditamos na Moldávia ", ressaltou Sandu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.