Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições nos EUA

Momento alto de debate republicano desta quarta fica por conta de gafe de Rick Perry

O primeiro debate entre os pré-candidatos republicanos desde que as acusações de assédio sexual contra Herman Cain vieram à tona não podia ter outro foco. Apontado como favorito na disputa para representar o partido contra Barack Obama nas eleições presidenciais de 2012 ao lado do ex-governador do Massachusetts Mitt Romney, Cain teve que explicar mais uma vez os supostos ataques. "Nos últimos nove dias, os eleitores votaram com seu dinheiro e eles estão dizendo que não ligam para estas acusações ", afirmou Cain.

O melhor momento, no entanto, ficou por conta do governador do Texas, Rick Perry, que teve um lapso de memória enquanto explicava uma de suas propostas de governo.Perguntado sobre como faria para diminuir a máquina do Estado, Perry disse que eliminaria três agências federais. Mas, na hora de nomeá-las, o governador teve dificuldade para lembrar o nome da terceira agência. "Vou acabar com três agências do governo: Comércio, Educação e... Qual é a terceira? Veremos. A terceira agência que eu vou eliminar é Educação, Comércio e... Eu não consigo lembrar, não consigo, desculpe", disse, constrangido, Perry, que depois de alguns minutos lembrou que a tal agência seria a de Energia.

Para qualquer outro candidato, o gafe poderia ter sido rapidamente esquecida ou ao menos argumentada. Mas, para Perry, que vem enfrentando sérios problemas por causa de sua performance nos debates, o prejuízo pode ser grande. Até mesmo seus simpatizantes teriam perdido a esperança e os próprios concorrentes de partido demostraram solidariedade a Perry.

"Nós todos nós sentimos mal por ele", disse a rival Michelle Bachmann.

Gafes à parte, outro ponto importante do debate foi a economia, apontada como a maior fraqueza de Obama, atual presidente e candidato à reeleição. Todos os oito pré-candidatos (Michelle Bachmann, Ron Paul, Newt Gingrich, Rick Perry, Jon Huntsman, Rick Santorum, além de Cain e Romney) foram contra a ajuda americana à crise do euro.

"A Europa vai conseguir cuidar de seus próprios problemas. Não não queremos intervir e resgatar seus bancos e suas economias", disse Romney, uma das outras estrelas da noite.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.