• Carregando...

O Monte Everest, o pico mais alto do mundo, pode ser 3,7 metros menor do que se achava anteriormente, anunciaram neste domingo pesquisadores chineses. Uma nova medição feita este ano mostra que a montanha tem 8.844,43 metros acima do nível do mar. A medição anterior, de 1975 e também realizada por cientistas da China, indicava uma altura de 8.848,13 metros.

Em 1999, uma expedição dos Estados Unidos ao pico, que fica na fronteira da China com o Nepal, mediu novamente a montanha e chegou à conclusão de que ela tinha 8.850 metros. Segundo o diretor-geral do Escritório de Levantamentos e Mapeamentos da China, Chen Bangzhu, o número atualizado não significa que a montanha diminuiu de tamanho com o passar do tempo.

- O dado é até agora o mais detalhado e preciso em meio aqueles de pesquisas anteriores, domésticas e internacionais - afirmou à imprensa chinesa.

Encolhendo ou não, os cientistas lembraram que o monte vem sofrendo forte erosão de suas geleiras, em especial na região da China, em decorrência do aquecimento global do planeta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]