O Rio Susquehanna, em Harrisburg, na Pensilvânia, atingiu níveis recordes de cheia| Foto: REUTERS/Tim Shaffer

Mais de 130 mil pessoas que haviam sido evacuadas de três estados dos Estados Unidos atingidos pela tempestade tropical Lee se preparavam para retornar às suas casas e limpar a sujeira, no sábado, quando as águas da inundação começaram a recuar.

CARREGANDO :)

O número de mortos por causa da tempestade subiu para nove no sábado (10), incluindo pessoas mortas na Pensilvânia, Virgínia e Maryland.

A chuva ininterrupta transformou o Rio Susquehanna numa enorme bagunça tóxica, depois que 10 estações de tratamento de esgoto foram inundadas, na Pensilvânia.

Publicidade

O presidente Barack Obama decretou estado de emergência federal na Pensilvânia e em Nova York, onde cidades próximas a rios ficaram submersas em até dois metros e meio de água.

A subida das águas forçou mais de 130 mil pessoas a abandonarem suas casas na Pensilvânia, Nova York e Maryland. A tempestade que trouxe tanta chuva, provocando as inundações foi causada pelo furacão Irene em partes da Costa Leste.

Em Wilkes-Barre, o engenheiro de Luzerne County, Jim Brozina, disse que o Susquehanna tinha recuado o suficiente para que as pessoas pudessem voltar aos seus lares na parte da tarde.

As autoridades alertaram que qualquer quantidade de água da inundação que ainda estivesse nas casas ou quintais, era potencialmente tóxica.

"Há esgoto in natura, há a possibilidade de haver produtos derivados do petróleo devido ao óleo dos sistemas de aquecimento doméstico e coisas dessa natureza, misturados à água da inundação," disse Stephen Bekanich, coordenador de emergências do condado.

Publicidade

O administrador do condado, Steve Urban disse que as empresas de serviços públicos estavam trabalhando para restabelecer o fornecimento de gás e energia nas áreas afetadas.