O presidente da Bolívia, Evo Morales, passou mal devido a uma infecção no estômago e viu-se obrigado a cancelar seus compromissos de trabalho e ficar em casa nesta sexta-feira (9). Mesmo assim, ele planejou uma série de compromissos para o fim de semana, inclusive uma viagem a Cochabamba, região afastada da capital La Paz. O porta-voz da Presidência da República, Ivan Canelas, afirmou que Morales apresenta melhoras no estado geral de saúde.
"O presidente quer retomar as atividades o mais breve possível e espera que isso ocorra nos próximos dias", disse o porta-voz, de acordo com informações da Presidência da República. " A presença do presidente nas reuniões [de trabalho] será possível assim que os médicos autorizarem."
Segundos Canelas, o presidente boliviano confirmou que no sábado (10) vai se reunir com líderes do Movimento ao Socialismo (MAS) e de entidades civis organizadas, em Cochabamba. No domingo (11), ele organizou outras reuniões também com líderes políticos e sociais.
A orientação médica é para que Morales mantenha uma dieta leve, com boa ingestão de líquidos, para que se recupere o mais rápido o possível. Segundo o porta-voz, os médicos suspeitam que o mal-estar de Morales foi causado pela ingestão de alimentos inadequados. "O processo de maturação de uma infecção deste tipo demora pelo menos 24 horas, de modo que aguardamos também os exames clínicos que já foram realizados", disse Canelas.