O Aquário da Geórgia (EUA), o maior do mundo, anunciou nesta terça-feira que a baleia beluga Gasper foi submetida a eutanásia nesta manhã, após complicações decorrentes de uma doença crônica. O animal era uma das principais atrações do complexo, que fica na cidade de Atlanta. Ele tinha 17 anos e media 3,65 metros de comprimento.
Gasper vivia no aquário desde outubro de 2005, depois de ter sido transferido de um parque de diversão na Cidade do México. Quando chegou a Atlanta, a baleia estava abaixo do peso e apresentava lesões na pele. Ela foi depois diagnosticada com osteomielite, uma infecção nos ossos.
Nas últimas semanas, o estado de saúde de Gasper piorou rapidamente devido à fragilidade de seu sistema imunológico. Em nota, o Aquário da Geórgia afirma que sua equipe de veterinários tomou a decisão de sacrificar o animal, "tendo em mente a qualidade de vida".
"Ao mesmo tempo que estamos tristes com a notícia, sentimo-nos confortados em saber que Gasper recebeu o melhor tratamento disponível no ano em que esteve no Aquário da Geórgia", afirmou na nota o presidente do complexo, Bernie Marcus.
O comunicado também agradece os milhares de cartas e cartões enviados a Gasper. A estátua de uma baleia beluga será colocada na entrada do aquário, que abriga mais de cem mil animais de 500 espécies diferentes.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais