Morreu ontem o ator mexicano Roberto Bolaños, conhecido por criar os personagens Chaves e Chapolin Colorado.
Bolaños tinha 85 anos e morreu em sua casa em Cancún, onde morava com a mulher, a também atriz Florinda Meza, que fazia o papel de Dona Florinda no programa Chaves.
Ator, escritor e produtor de televisão, ele sofria de problemas respiratórios há anos por ter fumado durante muito tempo. Em março de 2012, foi internado em um hospital na Cidade do México devido a uma insuficiência respiratória.
A série Chaves, criada e protagonizada por ele na década de 1970, tornou-se um fenômeno internacional, sendo exibida no Brasil, Tailândia e Rússia, além de ser o programa mais visto na televisão mexicana.
Nascido em 1929, Bolaños escreveu e adaptou mais de 50 roteiros de cinema e atuou em 11 filmes.
Em seus últimos anos, em Cancún, adaptou-se aos novos tempos: criou uma conta no Twitter, que soma mais de 6 milhões de seguidores.
A Televisa, principal emissora do México, sugeriu por várias vezes que alguém escrevesse as postagens em seu nome, mas ele se negou. "É minha conta e eu comando minhas mensagens", disse em uma ocasião.
O apelido Chesperito, nome original de Chaves em espanhol, foi tirado de William Shakespeare, cujo diminutivo em espanhol era Chesperito.