O ex-presidente da República Dominicana Salvador Jorge Blanco morreu nas primeiras horas de hoje, aos 84 anos, após 37 dias em coma por causa de um hematoma cerebral, informou seu filho, Orlando. O presidente morreu em sua casa, em Santo Domingo.
O opositor Partido Revolucionário Dominicano (PRD) informou que o funeral começou hoje e o enterro será na terça-feira. Blanco governou entre 1982 e 1986. Membro do social-democrata PRD, ele era o único ex-chefe de Estado dominicano já processado por suposta corrupção. Chegou a ser condenado a 20 anos de prisão em 1991, mas ficou apenas alguns meses na cadeia e saiu. Acabou liberado das acusações por um tribunal de apelações, em 2001.
Durante sua administração, Blanco também enfrentou e reprimiu com a força pública em abril de 1984 a maior revolta popular do país nas últimas quatro décadas, que deixou mais de 300 mortos, segundo os manifestantes. Os grupos populares protestavam contra um programa econômico do governo fechado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que incluía desvalorização da moeda, congelamento de salários e proibições de algumas importações, o que aumentou a inflação.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião