Morreu nesta quarta-feira (23), aos 84 anos, Madeleine Albright, primeira mulher secretária de Estado dos Estados Unidos. "Estamos com o coração partido em anunciar que a dra. Madeleine K. Albright, a 64ª secretária de Estado dos EUA e a primeira mulher a ocupar esse cargo, faleceu hoje cedo. A causa foi o câncer", informou a família, por meio do Twitter.
Nascida na antiga Tchecoslováquia, em 1937, Albright fugiu dos nazistas quando criança, durante a Segunda Guerra Mundial. Atuou como embaixadora dos EUA nas Nações Unidas de 1993 a 1997, ano em que foi nomeada a primeira mulher a chefiar o Departamento de Estado do país. Ela ocupou o cargo até 2001.
Na ONU, ela pressionou por uma linha mais dura contra os sérvios na Bósnia. Já no início do governo Bill Clinton, Albright apoiou um tribunal de crimes de guerra das Nações Unidas que acabou resultando na prisão do presidente sérvio Slobodan Milosevic.
"Perdemos uma mãe amorosa, uma avó, uma irmã, uma tia e uma amiga", disse a família de Albright, que teve três filhas com o magnata da imprensa americano Joseph Albright, de quem mais tarde se divorciou, embora tenha mantido seu sobrenome.
Até sua morte, a ex-secretária de Estado atuava como professora na Universidade de Georgetown e presidia o Albright Stonebridge Group, um grupo de consultoria que fundou e onde membros do governo do atual presidente Joe Biden trabalharam.
(Com informações da Reuters)