O marinheiro Glenn Edward McDuffie, cujo beijo em Edith Shain na Times Square (Nova York) para celebrar o fim da II Guerra Mundial ficou conhecido em todo o mundo após ser imortalizado por um fotógrafo da revista "Life", morreu neste sábado aos 86 anos no Texas, Estados Unidos, informou Glenda Bell, sua filha.
O jornal "The Houston Chronicle", que publica hoje a notícia de sua morte, lembra que durante uma entrevista realizada em 2007 McDuffie contou que não conhecia Edith, que era enfermeira, nem tinha falado com ela antes de lhe beijar.
"Em 14 de agosto de 1945, eu tinha 18 anos e, quando desci do metrô, uma senhora me disse que a guerra tinha terminado e fui para a rua gritar. Vi à enfermeira e ela estava sorrindo, portanto simplesmente a agarrei", rememorou McDuffie na entrevista.
A identidade do jovem que protagonizou o famoso beijo esteve envolvida em controvérsia por alguns anos, mas McDuffie sempre reivindicou que foi ele e colaborou com a especialista legista Lois Gibson, do Departamento de polícia de Houston, para provar a veracidade.
Lois, que realizou várias reconstruções de rostos usando somente um crânio, estudou a estrutura óssea dos 11 homens que se diziam autores do beijo antes de concluir que o homem da foto era mesmo McDuffie.
A foto, feita por Alfred Eisenstaedt para a revista "Life", atualmente está no Museu de Belas Artes de Houston.
McDuffie, que vivia desde 2009 no norte do Texas com sua filha, passou os últimos anos de vida arrecadando fundos para os veteranos de guerra e visitando feiras de armas nas quais assinava exemplares da famosa foto.
"No final, conseguiu o reconhecimento que merecia depois que tantos homens tentaram dizer que eram eles os da foto", explicou Glenda Bell.
McDuffie será enterrado na próxima semana no cemitério nacional de Dallas-Fort Worth.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião