Morreu neste domingo aos 78 anos o emir do Kuwait, Sheikh Jaber al-Ahmad al-Sabah, anunciou o governo do país. Al-Ahmad comandava o país desde 1977 e é considerado o responsável pela transformação do país num estado rico e por ter aberto caminho para iniciar um processo de democratização.
O emir liderou o Kuwait durante a invasão do Iraque em 1990. Na época, fugiu para Arábia Saudita e coordenou o governo do exílio e voltou ao país em 1991. O emir estava com a saúde abalada desde 2001 quando sofreu um derrame cerebral.
A grande preocupação no Kuwait agora é com a estrutura do poder. O sucessor do emir é Sheik Saad al-Abdullah al-Sabah, um primo distante escolhido pelo governante falecido para sucedê-lo. Entretanto, Al-Abdullah já tem 75 anos de idade e sérios problemas de saúde. Por isso, analistas acreditam que o comando do país deverá ser exercido pelo primeiro-ministro.
O Kwait é um dos dez maiores países com reservas de petróleo do mundo e o maior aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião