O ex-presidente dos Estados Unidos Gerald Ford morreu aos 93 anos, informou nesta quarta-feira (27) sua esposa, Betty Ford. Gerald Ford sofria com problemas de saúde e no mês de agosto foi submetido a uma intervenção cirúrgica na Clínica Mayo de Rochester, em Minnesota, em decorrência de uma afecção coronária.
Nascido em Omaha (Nebraska), em 14 de julho de 1913, Ford chegou ao poder após a renúncia de Richard Nixon, em agosto de 1974, por causa do escândalo de Watergate. Sua estadia na Casa Branca terminou pouco mais de dois anos depois, quando ele perdeu as eleições de 1976 para o democrata Jimmy Carter. Ford foi presidente dos Estados Unidos que viveu por mais tempo e desde que deixou a Casa Branca morou em seu rancho Mirage, no deserto da Califórnia, a cerca de 150 quilômetros de Los Angeles.
Como ele mesmo reconhecia, foi presidente por capricho do destino, viveu sempre à sombra do escândalo de Watergate que terminou com a Presidência de Nixon e que o transformou em chefe de Estado americano. Ao contrário do "conspirador" Nixon, sempre teve fama de homem afável e honesto, que perdoou seu antecessor o quanto pôde, o que provavelmente custou sua reeleição para a Casa Branca.