O urso panda criado em cativeiro mais velho do mundo, uma fêmea chamada Meimei, de 36 anos, equivalentes a 108 anos do ser humano, morreu no zoológico da cidade de Guilin, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

CARREGANDO :)

O falecimento aconteceu na noite de terça-feira (horário local) e foi provocado pela sua idade, já que nos últimos tempos todos seus órgãos começaram a falhar, explicaram os veterinários do zoológico de Guilin, capital da região autônoma de Guangxi.

Meimei viveu 20 anos no zoológico, para onde foi levada do lugar em que nasceu, o Parque de Conservação Natural de Wolong, na província de Sichuan. "Meimei entreteve os numerosos visitantes chineses e estrangeiros, e foi o animal mais popular do zôo durante toda sua estadia", disse um responsável do centro.

Publicidade

A imprensa nacional mostrou nesta quarta-feira imagens do corpo de Meimei cercado de flores e velas com incenso, como se tratasse de uma imagem de Buda, e recebendo as carícias dos visitantes. Segundo os últimos dados da Administração Florestal Estatal e o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), por volta de 1.750 ursos panda vivem na China, 1.600 deles em liberdade.

No entanto, sua sobrevivência está em perigo, apesar de ser uma espécie fortemente protegida pelo governo da China, já que se vêem ameaçados por vários problemas, como a escassez do bambu, a caça furtiva, a destruição de seu hábitat ou a endogamia.