Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Falecimento

Morre Taktser Rinpoche, irmão mais velho do Dalai Lama

Taktser Rinpoche, irmão do líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, morreu em sua residência no estado norte-americano de Indiana após uma prolongada doença, informou o governo tibetano no exílio na Índia. Ele tinha 86 anos.

Rinpoche, ex-representante do Dalai Lama no Japão e que foi monge do monastério de Kumbun em Amdo, Tibete, morreu na tarde de sexta-feira. Depois de deixar o Tibete nos anos 1950, Rinpoche foi professor de Estudos Tibetanos na Universidade de Indiana, onde fundou o Centro Cultural Tibetano em 1979.

"Taktser Rinpoche era um incansável defensor da cultura tibetana e dos direitos do povo tibetano no Tibete", afirma o comunicado. "Todos os anos - incluindo este, antes da Olimpíada de Pequim - ele participava de longas caminhadas e corridas de bicicletas para despertar a consciência sobre a situação do povo tibetano", acrescenta.

Em sinal de respeito, os escritórios do governo tibetano no exílio em Dharmsala, no Norte da Índia, ficarão fechados neste sábado e uma prece será realizada à tarde, diz a nota. Ele deixa mulher, Kunyang Norbu, e três filhos. O comunicado não dá detalhes sobre o funeral. As informações são da agência Associated Press.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.