Pelo menos seis soldados russos morreram nesta terça-feira (22) e outros dois ficaram feridos devido à explosão ocorrida em um polígono militar da região ocidental de Pskov, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
Aparentemente, a explosão aconteceu quando um grupo de soldados retornava na escuridão após realizar um exercício de tiro no polígono Struguie Krasnie, segundo as agências locais.
Entre os mortos estão cinco estudantes da Academia da Aeronáutica da região central de Riazan e um soldado de contrato de uma divisão de Pskov.
Altos cargos da Aeronáutica e do Ministério da Defesa foram à região para investigar as causas do trágico acidente.
Nos últimos anos dezenas de soldados e recrutas russos morreram em polígonos e arsenais militares, a maioria durante operações de mudança ou destruição de munição.
Em meados de 2011, seis soldados morreram e outros 12 ficaram feridos em uma explosão em um polígono perto do mar Cáspio. Logo depois desse acidente o ministro da Defesa ordenou reforçar as medidas de segurança em todas as instalações militares do país.
Em maio de 2011 milhares de pessoas tiveram que ser evacuadas de uma aldeia da república de Bashkiria, mil quilômetros ao sudeste de Moscou, devido às explosões de projéteis de artilharia em um arsenal.
Na maioria dos casos as causas das explosões são a obsolescência da munição, as más condições de armazenamento e as violações das normas de segurança por recrutas pouco experientes.