No dia 8 de março de 2012, Hugo Chávez usou a sua conta no Twitter para celebrar o dia internacional da mulher. Naquele momento, o presidente venezuelano estava em Cuba se recuperando de uma cirurgia para tratar do câncer que o levou à morte na última terça-feira. Pouco menos de um ano depois, Chávez voltou ao Twitter, mas como um dos principais assuntos da rede. De acordo com o site Topsy, que calcula a quantidade de vezes que uma palavra é mencionada em retuítes ou em tuítes com links, o nome do líder venezuelano foi mencionado 2.317.417 vezes no dia de sua morte. Contando com tweets simples, o número deve ter sido muito maior.

CARREGANDO :)

Chávez era um dos presidentes mais populares do mundo no microblog, chegando a reunir mais de 4 milhões de seguidores em sua conta, @chavezcandanga. Ele conquistava uma média de 5 mil novos seguidores a cada dia, mas na data de sua morte este número pulou para 26.814 mil novos seguidores, segundo o TwitterCounter.

A morte do líder teve grande repercussão na rede social. De acordo com uma pesquisa feita para o jornal venezuelano "El Universal" pela Tribatics, uma empresa argentina de monitoramento de plataformas digitais, a Venezuela foi o país que gerou mais tuítes no dia 5 de março sobre o assunto, seguido de Colômbia, México e Espanha. No dia em que foi anunciada a morte do presidente, as palavras Hugo Chávez e Venezuela chegaram aos Trending Topics no Brasil. E a hashtag #MuereChávez ficou entre as mais citadas do mundo.

Publicidade

Mesmo passado o primeiro impacto, o assunto não esfriou. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, homenageou o antigo aliado em seu Twitter nesta quinta-feira, repetindo declarações que havia feito no dia anterior em Caracas.

"O Comandante Chávez, meu companheiro e amigo, entrou definitivamente para a História. Homens como ele não morrem, são semeados", postou. "Um dos grandes méritos de Hugo foi romper com uma estrutura cultural e mental de muitos compatriotas que acreditavam que não era possível outra Venezuela."

Nesta quinta-feira, venezuelanos esperaram até nove horas na fila que começou ainda de noite para se despedir do presidente. Sem que imagens próximas do caixão fossem difundidas nas primeiras horas, muitos comentaram no Twitter suas impressões sobre o velório do presidente.

"Hoje vi o corpo e o rosto de Chávez", escreveu o deputado Eduardo Pinate, do PSUV, dizendo que o semblante do presidente estava sereno.

O jovem @robertotgh, que se identifica como chavista e revolucionário, afirmou: "Vi o comandante Chávez com seu uniforme e sua boina vermelha. Nessa urna não cabe tanta glória. Que viva Chávez."

Publicidade