Um total de 44 corpos foram resgatados até o meio-dia desta terça-feira (8) no bairro Cervantes de Manizales, no oeste da Colômbia, afetado por uma enxurrada que soterrou várias casas no sábado (5), informou uma porta-voz dos organismos de resgate.
"Ao longo da manhã foram recuperados outros dois corpos de um total de 44 pessoas falecidas. Ainda há 11 desaparecidos", disse à AFP Sandra Calvo, da estatal Direção de Gestão de Risco. Desde sábado, 16 pessoas foram tiradas com vida dos escombros.
Os trabalhos de resgate foram interrompidos brevemente na manhã desta terça-feira, por causa da chuva.
O deslizamento de terra aconteceu no sábado no setor de Cervantes, um bairro tradicional de Manizales, capital do departamento de Caldas e cidade do chamado Eixo Cafeeiro, onde se situam os principais cultivos de café da Colômbia.
A cidade, de 350 mil habitantes, se localiza em uma região montanhosa. A enxurrada destruiu 14 casas e afetou outras três, onde moravam 35 famílias com 159 pessoas, segundo organizações de resgate.
O instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais advertiu que as chuvas que castigam a Colômbia desde setembro se prolongarão até os primeiros meses de 2012 por causa do fenômeno climático La Niña.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas