Pelo menos 15 pessoas morreram, entre elas 10 agentes de segurança, e outras 45 ficaram feridas nesta sexta-feira (28) em uma rebelião em uma prisão iraquiana, da qual 81 presos conseguiram escapar.

CARREGANDO :)

As autoridades já recuperaram o controle da prisão de Tikrit, capital da província de Salah ad-Din, situada a 140 quilômetros de Bagdá. Entre os fugitivos há vários dirigentes da rede terrorista Al Qaeda condenados à morte.

O motim começou na noite de quinta-feira (27), quando vários detidos tomaram o controle da prisão após assassinar os guardas e tomarem suas armas.

Publicidade

Em abril, a mesma prisão, onde dezenas de dirigentes da Al Qaeda estão presos, foi cenário de uma tentativa frustrada de fuga coletiva através de um túnel.

Um mês antes, pelo menos 15 pessoas ficaram feridas, entre elas oficiais da polícia, em distúrbios protagonizados pelos presos, que queimaram várias salas da penitenciária.

Em sua primeira reação, o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, nomeou hoje o general Ganem al Quraishi como novo chefe da polícia da província de Salah ad-Din e transferiu seu antecessor para Bagdá.