Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pelo menos 10 mortos

Motorista atropela dezenas de pessoas nos EUA e morre em tiroteio com policiais

Nova Orleans
Polícia de Nova Orleans afirmou que o homem agiu de forma intencional para atropelar pessoas na Bourbon Street. "Ele queria uma carnificina." (Foto: Reprodução / CNN)

Ouça este conteúdo

Um motorista em uma caminhonete branca atropelou e matou ao menos 10 pessoas e deixou mais de 35 feridos na madrugada desta desta quarta-feira (1°), em Nova Orleans, em Louisiana, no sul dos Estados Unidos.

Depois do atentado, o motorista colidiu o veículo e morreu após um tiroteio com policiais.

O atropelamento ocorreu por volta das 3h15, no horário local (6h15, no horário de Brasília), no cruzamento da Canal com a Bourbon Street. No local, uma grande multidão participava das celebrações de Ano Novo. Nesta quarta, muitas pessoas participariam também do “Sugar Bowl”, clássica partida de futebol americano universitário realizada todos os anos em Nova Orleans.

Em entrevista coletiva, a superintendente da polícia, Anne Kirkpatrick, afirmou que o homem agiu de forma intencional, sem indícios de embriaguez, para furar os bloqueios e acometer contra a multidão. "Ele tentou atropelar o máximo de pessoas que conseguiu, ele estava decidido a criar a carnificina e os danos que causou."

O FBI assumiu a investigação do caso. Apesar de, na primeira coletiva de imprensa desta quarta, a agente especial Althea Duncan descartar a possibilidade de ato terrorista, o órgão voltou atrás e passou a investigar essa possibilidade.

Antes da manifestação das autoridades, a prefeita de Nova Orleans, LaToya Cantrell, chegou a chamar o fato de "ataque terrorista". O governador Jeff Landry, da Louisiana, pediu orações pelas vítimas e pelos socorristas, e que as pessoas fiquem longe da área do atentado.

A agência oficial de preparação para desastres de Nova Orleans, NOLA Ready, divulgou um comunicado oficial afirmando que os feridos foram encaminhados a cinco hospitais da região. Os dois policiais atingidos pelo motorista foram hospitalizados e não correm risco de morte.

Corpo "arremessado" sobre a multidão

Testemunhas entrevistadas pela emissora CBS afirmaram ter visto a caminhonete branca passar pela barricada "em alta velocidade" e ouviram tiros após os ruídos da colisão.

"Estávamos bem, bem perto de onde tudo começou", disseram. "Depois que a caminhonete passou, ouvimos tiros", acrescentaram, ressaltando que não viram nenhum impacto de bala nas vítimas que ficaram feridas quando foram atingidas pelo veículo.

À CNN, outra testemunha disse ter visto um corpo ser arremessado contra a multidão após o impacto da colisão com a caminhonete. "Tudo o que vi foi um veículo batendo em todos no lado esquerdo da calçada da Bourbon e um corpo veio voando em minha direção."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.