Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
europa

Motorista joga caminhão em refugiados e publica vídeo no Youtube

 | Reprodução/Youtube-A. Levente Jeddi
(Foto: Reprodução/Youtube-A. Levente Jeddi)

Em um novo vídeo polêmico envolvendo refugiados na Europa, um motorista de caminhão filmou a si mesmo jogando o veículo contra imigrantes em Calais, cidade portuária francesa que é o principal acesso entre o país e o Reino Unido.

O vídeo foi postado no Youtube supostamente pelo seu autor , que usa o nome Á. Levente Jeddi. O título é “Calais Emigrant vs. Drivers & Europa” (“Imigrantes de Calais contra os motoristas e a Europa”). Nas imagens, vários homens são vistos pela estrada, enquanto o motorista troca ofensa com vários deles.

No momento mais tenso, ele avança com seu caminhão em um grupo, que precisa desviar rapidamente para não ser atingido. Ele repete a ação na sequência. Um homem parece pegar uma pedra para revidar. Aparentemente, ninguém ficou ferido (não há informações oficiais sobre o ocorrido, no entanto).

Após a repercussão do vídeo, que ultrapassa dois milhões de visualizações, o caminhoneiros tentou se justificar em um comentário na página afirmando que gravou as imagens “para se divertir com os amigos”.

O vídeo completo tem 14 minutos. A ameaça de atropelamento é registrada a partir dos 5 minutos:

Tensão

A situação entre caminhoneiros e refugiados é particularmente tensa em Calais porque os imigrantes tentam embarcar escondidos nas carrocerias e baús para atravessar o Eurotunel -- ligação entre França e Reino Unido.

Além disso, boa parte dos húngaros parece apoiar o discurso anti-refugiados do país, que construiu cercas e promete prender quem tentar acessar a Europa Central via seu território.

Em setembro, uma cinegrafista húngara fez um refugiado que carregava uma criança cair enquanto tentava entrar na Hungria fugindo da polícia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.