Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no leste europeu

MP da Ucrânia abriu 3,2 mil processos por crimes da Rússia contra crianças, incluindo violência sexual

Pintura infantil em placa de armadura, em exposição em Kiev, capital da Ucrânia (Foto: EFE/EPA/SERGEY DOLZHENKO)

Ouça este conteúdo

A agência Interfax Ucrânia informou nesta quinta-feira (31) que promotores ucranianos abriram cerca de 3,2 mil processos por crimes da Rússia contra crianças desde o início da invasão russa ao país, em fevereiro do ano passado.

“Isso inclui assassinatos, mutilações, rapto de crianças, deslocamento forçado, deportação, violência sexual contra crianças, ataques a instituições e instalações para crianças”, disse a chefe do Departamento de Proteção dos Interesses das Crianças e Antiviolência da Procuradoria-Geral da Ucrânia, Yuliia Usenko, à Interfax.

Usenko afirmou que muitas crianças foram torturadas devido a alegações dos russos de que teriam transmitido informações sobre a movimentação de tropas e veículos militares para a Ucrânia.

Segundo a agência, o Ministério Público ucraniano já apurou que as forças russas torturaram ao menos 75 crianças e ocorreram ao menos 13 casos de violência sexual contra essa população.

A maioria dos casos de tortura ocorreu na aldeia de Yahidne, no oblast de Chernihiv, que foi ocupado pela Rússia durante 40 dias, no início da guerra. Outros casos foram registrados em Kherson e Kharkiv.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.