Desde a vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em novembro, as emissoras de televisão MSNBC e CNN, apoiadoras do Partido Democrata, estão enfrentando uma queda significativa em suas audiências, enquanto a Fox News, mais próxima do Partido Republicano, consolidou sua liderança no mercado de notícias da TV a cabo.
Segundo informações do The Wall Street Journal, citando dados sobre audiência coletados pela Nielsen Media Research, a emissora MSNBC viu sua média de telespectadores no horário nobre cair para 603 mil entre o dia seguinte à eleição e o último dia 8 de dezembro, representando uma redução de mais de 50% em relação à média do ano até o dia do pleito presidencial. A CNN também registrou uma queda de 46%, ficando com o baixo número de 401 mil espectadores, enquanto a Fox News aumentou sua audiência em 12%, alcançando cerca de 2,7 milhões de telespectadores.
Segundo o WSJ, as diminuições na audiência de ambas as emissoras são mais acentuadas do que as observadas após a vitória de Trump em 2016. Naquele ano, informa o jornal americano, tanto a MSNBC quanto a CNN tiveram quedas em suas audiências, mas não na mesma proporção.