O presidente do Uruguai, José Mujica, suspendeu sua visita à Itália nesta semana, na reta final de uma turnê intensa que o levou à China e à Espanha, por recomendações médicas, informou a presidência nesta segunda-feira (3). O presidente ficará de repouso em Madri até o dia 5 de junho, quando deverá retornar a seu país.

CARREGANDO :)

"Por recomendações de repouso, o presidente suspendeu a participação da cerimônia de entrega do prêmio Mediterrâneo, assim como as audiências que teria com autoridades italianas", afirmou a presidência em comunicado.

Mujica, de 78 anos, teve em novembro do ano passado uma trombose pela obstrução de uma artéria na perna direita que o impediu de realizar, à época, a visita oficial à Espanha, que ocorreu nos últimos dias.

Publicidade

Sua médica Raquel Panone, que o acompanha na turnê, recomendou que ele descansasse, especialmente evitar de pegar um avião pelo perigo de que sofra uma trombose aguda.

O presidente enfrenta problemas crônicos de saúde devido em parte ao sequelas de quando foi preso por pertencer ao grupo guerrilheiro tupamaro, principalmente durante a ditadura ( 1973-1985), algumas vezes em condições subumanas.

A turnê do presidente, que começou no final de maio, foi a mais longo de seu mandato e incluiu dezenas de atividades na China, Espanha e Itália, bem como encontros com autoridades como o rei Juan Carlos, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, o papa Francisco e os líderes chineses.