Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
México

Mulheres celebram primeiro casamento homossexual do país

Duas mulheres foram as protagonistas da primeira união civil do mesmo sexo no México, após as leis que reconhecem a união de homossexuais sobreviverem a um duro debate num dos países com católicos no mundo.

Karla López e Karina Almaguer, ambas com 29 anos, se uniram legalmente na quarta-feira, a poucos dias de entrar em vigor uma reforma do código civil no Estado de Coahuila, disse na quinta-feira uma autoridade.

Coahuila, Estado vizinho ao Texas, é uma região conservadora repleta de ranchos, vaqueiros e mineiros, mas seu congresso local aprovou em 11 de janeiro o regime de ''companheiro civil'', que dá direitos e obrigações a casais do mesmo sexo muito similares aos dos matrimônios heterossexuais.

``A parte mais importante é a parte patrimonial. Eles podem optar se os bens que eles têm e os que adquirirem (juntos) vão permanecer em seu patrimônio individual ou se vão acrescentar à sociedade'', disse o subdiretor jurídico do governo de Coahuila, Armando Luna.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.