• Carregando...

As mulheres que bebem quatro xícaras de café ao dia têm 20% menos chances de sofrer de depressão do que as mulheres que evitam a bebida, diz pesquisa realizada por especialistas da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, liderados por Alberto Ascherio.

A cafeína, afirmam os autores, é o estimulante do sistema nervoso central mais consumido em todo mundo, e o café aumenta a energía e o bem-estar. De acordo com o artigo publicado na revista científica "Archives of Internal Medicine", a equipe acompanhou mais de 50 mil enfermeiras com idade média de 63, sem depressão no início da pesquisa.

Eles mediram apenas o consumo de café durante 14 anos, mas registraram conclusões semelhantes com o consumo de cafeína em geral, incluindo bebidas à base de cafeína e chocolate. E outra investigação menor, realizada na Finlândia, concluiu que os homens que bebiam mais café apresentavam menor posibilidade de se suicidarem.

E a própria equipe de Harvard já observou que beber muito café pode proteger contra Doença de Parkinson, em ambos os sexos. Porém não fica claro de que forma a bebida tem efeito na depressão nas mulheres.

Estudos com animais demonstraram que a cafeína protege contra certas neurotoxinas e que receptores cerebrais que respondem à cafeína estão concentrados nos gânglios basais, uma região importante tanto para a depressão como para a doença de Parkinson. Os autores agora querem fazer novos estudos para confirmar os benefícios do café na saúde mental.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]