O Reino Unido fez uma emotiva homenagem à rainha Elizabeth II nesta quarta-feira (9), quando multidões foram às ruas agitando bandeiras para homenageá-la e mensagens solenes foram lidas no Parlamento para marcar o lugar especial da monarca na história como tendo o mais longo reinado.
Elizabeth II tem disco de ouro? Confira 10 curiosidades sobre a rainha britânica
A rainha Elizabeth II, que subiu ao trono com apenas 25 anos quando seu país lutava para se recuperar da devastação da Segunda Guerra Mundial, faz história nesta quarta-feira (9), quando se torna a monarca com o reinado mais longo do Reino Unido.
Leia a matéria completaPor volta das 17h30 (13h30 em Brasília), Elizabeth 2ª, que agora está com 89 anos e também é o monarca mais idoso que o país já teve, vai ultrapassar os 63 anos, 7 meses, 2 dias, 16 horas e 23 minutos que a sua tataravó, a rainha Vitória, passou no trono.
“Sua majestade a rainha tudo nos inspira com seu incrível serviço, sua liderança digna e a graça extraordinária com que realiza seus deveres”, disse o primeiro-ministro David Cameron ao Parlamento, em Londres.
“A rainha é a nossa rainha, e nós não poderíamos estar mais orgulhosos dela. Ela serviu este país com infalível graça, dignidade e decência, e que ela possa continuar a fazer isso por um longo tempo”, afirmou Cameron. Os parlamentares aplaudiram no final de seu tributo.
No centro de Londres, a Torre BT, de telecomunicações, emitiu a mensagem “Que ela possa reinar por muito tempo” em sua tela na cúpula, a 200 metros do solo.
As pessoas próximas à rainha dizem que ela dá pouca importância ao fato, acreditando que isso representa pouco mais do que o fato de ela ter uma longa vida enquanto seu pai, o rei George VI, morreu cedo.
Inicialmente ela nem sequer tinha a intenção de comemorar o evento publicamente, mas cedeu à pressão pública e marcou um compromisso oficial na Escócia, onde tradicionalmente passa as férias de verão.
Multidões saudaram sua chegada, acompanhada pelo marido, o príncipe Philip -- que esteve ao seu lado durante todo o reinado --, na estação de Waverley, em Edimburgo, antes de começar uma viagem em um trem a vapor para marcar a abertura da mais longa ferrovia a ser construída na Grã-Bretanha em mais de 100 anos.
Elizabeth sorriu largamente enquanto embarcava no trem. Um porta-voz do Palácio de Buckingham disse que depois ela poderá fazer um discurso público, algo raro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião