A morte da ex-primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, provocou reações em todo o mundo. Os primeiros a manifestarem publicamente condolências foram o premiê do Reino Unido, David Cameron, e a rainha Elizabeth II.
Assim que recebeu a notícia, Cameron usou o Twitter para expressar seus pêsames. Ele estava em Madri e decidiu retornar imediatamente a Londres e suspender sua viagem pela Europa.
"Foi com grande tristeza que soube da morte de Thatcher. Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica", escreveu.
Mais tarde, durante uma coletiva de imprensa, ele falou sobre a importância da britânica, que foi primeira mulher premiê do Reino Unido. "Margaret Thatcher triunfou sobre todos os obstáculos. E a verdade sobre Margaret Thatcher é que ela não apenas liderou nosso país, como também o salvou. E eu acredito que ela será lembrada como a primeira-ministra britânica da paz", disse. "Margaret Thatcher amava este país e serviu com tudo o que ela tinha. Por isso tem seu lugar merecido na história e o respeito e a gratidão do povo britânico."
De acordo com informações do Palácio de Buckingham, a rainha Elizabeth II afirmou ter recebido com "grande tristeza a notícia da morte da baronesa Thatcher" e disse que enviará uma mensagem privada à sua família.
O ex-primeiro-ministro Tony Blair ressaltou o impacto global da "Dama de Ferro". Segundo ele, as mudanças que ela promoveu no Reino Unido foram implementadas por vários outros países. "Muitos poucos líderes conseguem mudar não apenas o cenário político de seu país, mas também o mundo", afirmou.
O presidente Barack Obama exaltou o legado da líder britânica e lamentou a perda de uma "verdadeira amiga". Ele disse ainda que Thatcher é um exemplo para as suas filhas, Malia e Sasha, por ser a primeira mulher a se tornar premiê.
"Com a morte da baronesa Margaret Thatcher, o mundo perdeu um de seus maiores defensores da liberdade e os Estados Unidos perderam um verdadeiro amigo", afirmou Obama em comunicado.
O ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger disse em entrevista à CNN que Thatcher era uma personalidade "corajosa".