Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

“Mundo sabe que Maduro perdeu”, diz Blinken após ditador tomar posse na Venezuela

“Mundo sabe que Maduro perdeu”, diz Blinken após ditador tomar posse na Venezuela
O secretário de Estado americano, Antony Blinken (Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER)

Ouça este conteúdo

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse nesta sexta-feira (10) que o mundo sabe que o ditador Nicolás Maduro perdeu as eleições de julho de 2024, fraudadas pelo seu regime e que o governo americano seguirá apoiando a população venezuelana em sua luta pelo retorno da democracia.

“O povo venezuelano e o mundo sabem que Nicolás Maduro claramente perdeu a eleição presidencial de 2024 e não tem o direito de reivindicar a presidência hoje. Estamos prontos para apoiar o retorno da democracia na Venezuela”, escreveu Blinken em sua conta oficial no X.

Nesta sexta-feira, os EUA decidiram ampliar suas sanções contra o regime venezuelano e aumentar as recompensas pela captura tanto de Maduro quando de Vladimir Padrino Lopez, ministro da Defesa do regime, e Diosdado Cabello, número 2 do chavismo e ministro do Interior, Justiça e Paz. Por informações que levem à prisão Maduro e Cabello, os EUA ofertam a partir de hoje US$ 25 milhões. Por Padrino Lopez, o governo norte-americano está ofertando US$ 15 milhões.

A recompensa ofertada pelo ditador chavista e seu número 2 se iguala as que foram anunciadas por terroristas da Al-Qaeda, como Osama bin Laden, já eliminado pelos EUA.

Com apoio de toda a máquina estatal, o ditador Maduro tomou posse nesta sexta para cumprir seu terceiro mandato à frente do Executivo venezuelano. Conforme atas divulgadas pela oposição, o líder chavista perdeu a disputa eleitoral de 2024 para o opositor Edmundo González Urrutia, que está fora do país por ter sido alvo de perseguição. González pretende ser empossado como presidente, contando com apoio dos EUA.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.