O mundo chegará a 8 bilhões de pessoas em novembro, segundo estimativas apresentadas nesta segunda-feira pela ONU, que também prevê que a Índia ultrapassará a China como o país mais populoso do mundo até 2023.
A ONU espera especificamente que o nascimento do habitante número 8 bilhões do planeta aconteça em 15 de novembro, de acordo com seu último relatório "Perspectivas de População Mundial".
"Esta é uma ocasião para celebrar nossa diversidade, reconhecer nossa humanidade comum e se maravilhar com os avanços na saúde que prolongaram vidas e reduziram drasticamente os índices de mortalidade materna e infantil", disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em comunicado.
O marco virá em um momento em que a população global está crescendo em seu ritmo mais lento desde 1950. Além disso, de acordo com as Nações Unidas, mais da metade do aumento populacional previsto até 2050 ocorrerá em apenas oito países: República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e Tanzânia.
No ritmo atual, a ONU estima que o mundo terá cerca de 8,5 bilhões de pessoas até 2030 e cerca de 9,7 bilhões até 2050.
A organização espera que a população mundial alcance cerca de 10,4 bilhões durante a década de 2080 e permaneça nesse nível até pelo menos 2100.
As taxas de fertilidade caíram drasticamente nas últimas décadas em um grande número de países, e dois terços da população mundial vivem em áreas onde a média é inferior a 2,1 nascimentos por mulher, o número aproximado necessário para que o número de habitantes permaneça estável em lugares com baixa mortalidade.
Novo país mais populoso
A partir de 2023, a Índia será o país mais populoso do mundo, ultrapassando a China, como tem sido projetado há alguns anos.
Os dois gigantes asiáticos têm, cada um, mais de 1,4 bilhão de habitantes e são, de longe, as maiores potências em termos demográficos.
Os Estados Unidos são o terceiro país mais populoso do mundo, com cerca de 337 milhões de habitantes, seguido por Indonésia (275 milhões), Paquistão (234 milhões) e Nigéria (216 milhões).
O país africano terá um rápido crescimento populacional nas próximas décadas, e a ONU estima que em 2050 terá 375 milhões de habitantes, um número semelhante ao esperado para os EUA.
Em 1990, a Nigéria era apenas o décimo país mais populoso do mundo, com cerca de 94 milhões de pessoas.
O relatório da ONU também analisa o impacto significativo que a pandemia de covid-19 teve sobre a população mundial. A expectativa de vida global caiu em 2021 para 71 anos, após ter atingido 72,8 anos em 2019, uma melhora de quase 9 anos desde 1990.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara