Rupert Murdoch disse que deve-se dar um tempo ao príncipe britânico Harry, dias depois de seu tablóide The Sun aumentar o constrangimento do príncipe de 27 anos ao publicar fotos dele nu em Las Vegas, desafiando os apelos dos advogados reais.
"Príncipe Harry. Dê a ele um tempo. Ele pode estar sob o julgamento público de um jeito ou de outro, mas o público o ama, mesmo para aproveitar Las Vegas", disse o magnata da mídia no Twitter.
O The Sun, que faz parte da News Corp de Murdoch, rompeu com o resto da imprensa britânica ao publicar as fotos na sexta-feira.
Ele justificou a atitude dizendo que, com as fotos disponíveis gratuitamente na internet, a questão se tornou "a liberdade da imprensa".
Murdoch defendeu a decisão. "Precisávamos demonstrar que não há liberdade de imprensa no Reino Unido. A internet zomba dessas questões. Primeira emenda por favor", tuitou ele, referindo-se ao direito de liberdade de expressão definido na Constituição norte-americana.
Jeremy Hunt, ministro britânico para Cultura, Mídia e Esportes, disse à BBC News não achar que a publicação das fotos era de interesse público, mas em última instância era uma decisão para os editores.
"Pessoalmente, eu não vejo qual era o interesse público em publicá-las (as fotos)", disse ele neste domingo.
"Mas temos uma imprensa livre e eu não acho certo que os políticos digam aos editores do jornal o que podem e o que não podem publicar. Isso deve ser um assunto para os editores do jornal."
O jornal The Independent disse neste domingo que Rupert Murdoch ordenou que o The Sun publicasse as fotos pois queria enviar um aviso ao senhor de justiça Leveson, juíz que conduz uma investigação sobre os padrões da mídia após o escândalo de escutas telefônicas, no falecido tablóide News of the World, de Murdoch.
A News International, braço da britânica News Corp, não estava imediatamente disponível para comentar a reportagem do The Independent.
Deixe sua opinião