Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reino Unido

Murdoch vai lançar novo tabloide dominical

Vendedor do jornal The Sun, em Londres, que vai ter edição aos domingos | Olivia Harris/Reuters
Vendedor do jornal The Sun, em Londres, que vai ter edição aos domingos (Foto: Olivia Harris/Reuters)

O empresário de mídia Rupert Murdoch prometeu um apoio firme para seu jornal The Sun ontem e garantiu que vai lançar uma edição dominical em breve para tentar retomar o apoio dos funcionários irritados com a empresa, em um dos maiores desafios aos seus mais de 40 anos como proprietário do tabloide britânico.

Murdoch estava em Londres para tranquilizar os funcionários depois que a empresa deu à polícia informações que levaram à prisão de alguns dos jornalistas sêniores do jornal, em uma investigação sobre pagamentos ilegais feitos a funcionários públicos.

Em uma ação tipicamente ousada, o empresário de 80 anos disse que a News Corp iria lançar em breve o jornal Sun on Sunday para substituir o News of the World, fechado de forma abrupta no ano passado depois de uma investigação sobre escutas ilegais para obter informações para o jornal.

"Trabalhei com vocês ao longo de 43 anos para fazer do Sun um dos melhores jornais do mundo", disse o australiano Murdoch em um e-mail para os funcionários antes de aparecer no andar da redação, para um encontro difícil.

"É uma parte de mim e é uma de nossas realizações mais maravilhosas. Meu respeito contínuo torna essa situação uma fonte de enorme dor para mim, como sei que é para cada um de vocês", disse.

As prisões provocaram uma disputa prejudicial dentro do ramo britânico de jornais da News Corp, que não se via desde os confrontos violentos nos anos 1980 sobre uma reforma radical dos sindicatos dos gráficos, que transformaram a paisagem industrial britânica durante a época da primeira-ministra Margaret Thatcher.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros