Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Egito

Mursi ficará mais um mês em prisão

Integrante da Irmandade Muçulmana protesta no Cairo | Amr Abdallah Dalsh/Reuters
Integrante da Irmandade Muçulmana protesta no Cairo (Foto: Amr Abdallah Dalsh/Reuters)

A Justiça do Egito mandou ontem prolongar por mais um mês a prisão preventiva do presidente deposto, Mohamed Mursi. Ele está detido desde quando foi retirado do poder, em 3 de julho, e foi acusado de conspiração com o grupo radical palestino Hamas.

Segundo a Promotoria, Mursi é acusado de ter se aliado à entidade para fazer uma rebelião em uma cadeia próxima ao Cairo, durante a revolta que derrubou o ditador Hosni Mubarak, em 2011. O presidente deposto foi um dos detentos que estavam na prisão, em sua maioria vinculados à Irmandade Muçulmana.

Sob essa acusação, ele foi colocado em prisão preventiva em 26 de julho, que foi renovada em 15 de agosto e venceria hoje. A denúncia foi colocada após 20 dias de detenção de Mursi sem imputações, o que gerou críticas da comunidade internacional.

O juiz do Tribunal de Apelações do Cairo, Hassan Samir, também manteve a prisão para Refaa al-Tahtawi, chefe de gabinete de Mursi, acusado de relação com a rebelião na prisão de Wadi Natrun. A fuga de presos terminou com a morte de outros detentos e policiais e sequestro dos responsáveis pela segurança.

Samir pediu a detenção de outros acusados na mesma causa, que até agora inclui 13 presos, todos militantes da Irmandade Muçulmana. Mursi também é acusado de envolvimento na morte de civis nos protestos contra seu governo.

A saída de Mursi provocou uma forte crise política e protestos da Irmandade Muçulmana, grupo ao qual era vinculado. As manifestações terminaram em uma série de confrontos violentos que deixaram mais de 1,2 mil mortos em dois meses.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.