Elon Musk, dono da Tesla, SpaceX e do X| Foto: EFE/EPA/ZBIGNIEW MEISSNER
Ouça este conteúdo

O bilionário Elon Musk, dono do X, reagiu na noite desta terça-feira (13) a um post do jornalista Glenn Greenwald sobre a reportagem do jornal Folha de S. Paulo que apontou que Moraes teria usado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como braço investigativo paralelo contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).

CARREGANDO :)

“O juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil que supervisiona um regime de censura repressiva e outros atos autoritários é Alexandre de Moraes. Obtivemos 6 gigabytes de sua equipe entre seus principais assessores - áudios, mensagens, textos - e começamos a reportar hoje as revelações na Folha”, disse o jornalista.

“Uau”, respondeu Musk, que em abril deste ano foi incluído por Moraes no inquérito das milícias digitais.

Publicidade

Além disso, Musk também compartilhou uma publicação da conta de Assuntos Governamentais Globais do X onde foi publicada a cópia de uma decisão sigilosa de Moraes ordenando o bloqueio das contas do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de mais seis perfis.

“Essa plataforma está sendo solicitada a censurar conteúdo no Brasil, onde as exigências de censura exigem que violemos a lei brasileira! Isso não está certo”, comentou o bilionário.

Musk tem confrontado Moraes desde a publicação dos Twitter Files Brasil, uma série de reportagens divulgadas e desenvolvidas pelos jornalistas Eli Vieira, da Gazeta do Povo, Michael Shellenberger e David Ágape, que revelaram atos de censura do TSE e de Moraes contra a direita no Brasil.

Publicidade

O bilionário já acusou Moraes de não seguir a legislação brasileira e o devido processo legal, comparou o ministro aos vilões Voldemort (Harry Potter) e Darth Vader (Star Wars) e disse também que ele agia “contra a democracia e a vontade do povo” brasileiro.

Além de Musk, o jornalista Michael Shellenberger, do Twiiter Files, também compartilhou a publicação de Greenwald em seu perfil no X, sem comentários adicionais.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]