Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Twitter Files Brasil

Musk diz que “ficaria feliz” em depor na Câmara dos Deputados sobre denúncias de censura

Dono do X, Elon Musk, deve falar na Câmara dos Deputados sobre Twitter Files Brasil (Foto: EFE/EPA/CAROLINE BREHMAN)

Ouça este conteúdo

O empresário Elon Musk, proprietário da plataforma X (antigo Twitter), afirmou nesta quinta-feira (25) que "ficaria feliz" em depor na Câmara dos Deputados do Brasil sobre as acusações de censura no país, após receber um convite da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), na terça (23).

A comissão quer ouvir as denúncias do bilionário contra decisões do judiciário brasileiro, principalmente do ministro Alexandre de Moraes, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pediu para suspender uma série de perfis de direita da rede social, nos últimos anos.

O caso ganhou repercussão nacional e chegou até a Câmara dos EUA depois da revelação de documentos internos do Twitter pelo jornalista Michael Shellenberger, em colaboração com a Gazeta do Povo, no início do mês. A divulgação de conversas entre autoridades brasileiras e consultores jurídicos da plataforma mostrou como o X reagiu a pedidos de censura feitos principalmente por Moraes.

O empresário sul-africano também irá prestar depoimento sobre o Twitter Files em uma audiência na Câmara dos Estados Unidos em 8 de maio, reunião que deve contar com a presença de deputados brasileiros.

Entre os deputados federais brasileiros que devem viajar a Washington, estão Julia Zanatta (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS). A informação foi divulgada a princípio pelo jornal Folha de S.Paulo e depois confirmada pela assessoria de Van Hattem.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.