Ouça este conteúdo
O futuro presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, por telefone, um dia após vencer as eleições dos Estados Unidos, realizadas na última terça-feira (5).
Na oportunidade, o empresário Elon Musk também participou da ligação, segundo informações do jornal The New York Times. O bilionário disponibilizou capacidade de comunicação para a Ucrânia desde o início da invasão russa e confirmou que continuará com o apoio através da sua rede de satélite de internet Starlink. “O Starlink é a espinha dorsal das comunicações militares ucranianas na linha da frente, porque todo o resto foi destruído ou bloqueado pela Rússia”, disse Musk numa publicação na sua rede social X (ex-Twitter).
Segundo o portal americano Axios, Trump confirmou o prometido em campanha, afirmando ter uma solução rápida para a guerra entre Rússia e Ucrânia. Ainda segundo o portal, Zelensky expressou confiança de que “a Ucrânia continuará a receber um forte apoio bipartidário dos Estados Unidos”.
Na rede social X, o presidente ucraniano também afirmou que teve “uma excelente conversa” com Trump e que parabenizou “pela sua vitória histórica e decisiva, resultado que foi possível graças à sua impressionante campanha”.