O empresário americano Elon Musk, proprietário da rede social X, vai prestar depoimento em uma audiência na Câmara dos Estados Unidos em 8 de maio para falar sobre os Twitter Files e deputados brasileiros devem viajar a Washington para acompanhar.
Os Twitter Files foram uma série de reportagens publicada na própria rede social (que depois teria seu nome alterado para X) após Musk comprá-la em 2022 e que denunciou pressão do governo dos Estados Unidos para retirada de conteúdos.
Recentemente, começaram a ser publicados os Twitter Files Brasil, que acusam o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de censura no Brasil ao determinar a retirada de posts e perfis. Esse deve ser um dos principais assuntos da audiência com Musk na Câmara dos Estados Unidos.
Entre os deputados federais brasileiros que devem viajar a Washington, estão Julia Zanatta (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS). A informação foi divulgada a princípio pela Folha de S.Paulo e depois confirmada pela assessoria de Van Hattem.
Na semana passada, foi divulgado um relatório parcial de um subcomitê da Câmara dos Estados Unidos que acusou Moraes de censura e que incluiu cópias de despachos do ministro para derrubada de perfis e posts no X.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura