Nova Iorque – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem em seu discurso à Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), que George W. Bush, presidente dos EUA, é "o diabo em pessoa" e havia deixado cheiro de enxofre no plenário ao discursar, na véspera.

CARREGANDO :)

Chávez usou o discurso para acusar os EUA de uma infinidade de males, entre os quais tornar o Conselho de Segurança da Organização da ONU desimportante por tirar o poder dos pequenos países nessa instância. "O diabo em pessoa está aqui nesta casa. O diabo veio aqui ontem, bem aqui", disse Chávez, que também se referiu a Bush como um "ditador mundial" com necessidade de tratamento psiquiátrico.

O presidente venezuelano foi aplaudido. Ele acusou repetidamente os Estados Unidos de imperialismo e de abusar da sua hegemonia. Tanto no discurso quanto na entrevista coletiva, afirmou que os EUA querem dominar o mundo para continuarem desperdiçando petróleo.

Publicidade

"Nem vamos comentar essa abordagem dos assuntos internacionais, que mais parece uma tira cômica", disse o embaixador norte-americano na ONU, John Bolton.

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, disse que o discurso de Chávez "não foi apropriado para um chefe de Estado" e não merecia ser comentado.

Em quase oito anos no poder, Chávez raramente perde uma chance de irritar os EUA. Nesta semana, ele recebeu outro inimigo dos EUA em Caracas, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. "O mundo está acordando", disse Chávez. "Tenho a sensação, caro ditador mundial, de que você viverá o resto dos seus dias como um pesadelo, porque o resto de nós estamos nos erguendo [...] contra o imperialismo norte-americano", afirmou.