• Carregando...
Presidente americano disse que só falaria com o russo se ele manifestasse intenção de encerrar a guerra, enquanto francês afirmou que conversará com Putin nos próximos dias
Presidente americano disse que só falaria com o russo se ele manifestasse intenção de encerrar a guerra, enquanto francês afirmou que conversará com Putin nos próximos dias| Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW

Em coletiva de imprensa logo após encontro na Casa Branca, os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron, divergiram nesta quinta-feira (1º) sobre dialogar com o russo Vladimir Putin a respeito da guerra na Ucrânia.

Os dois chefes de Estado ocidentais criticaram a invasão promovida pelo Kremlin e reiteraram apoio humanitário e militar aos ucranianos, mas não concordaram sobre falar com Moscou. Biden afirmou que “não tem planos imediatos” de entrar em contato com Putin e que só falaria com o líder russo se este manifestasse a intenção de acabar com a guerra.

“Ele simplesmente calculou mal, em geral”, afirmou Biden sobre Putin. “E então a questão é … como ele vai sair dessas circunstâncias? Estou preparado, se ele estiver disposto a conversar, para descobrir o que ele está disposto a fazer, mas só o farei após consulta a meus aliados da OTAN. Eu não vou fazer isso sozinho.”

Macron, que havia dito a uma emissora americana que pretende falar com o presidente russo nos próximos dias, afirmou na coletiva na Casa Branca que essa conversa ocorrerá quando a Ucrânia estabelecer as condições para um acordo de paz.

“Queremos construir a paz e uma paz sustentável significa total respeito à soberania e à integridade territorial da Ucrânia, mas ao mesmo tempo um novo arranjo para garantir que tenhamos uma paz sustentável a longo prazo”, disse o presidente francês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]