Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Projeto Bromo

Na Europa, fabricantes estão avaliando aliança para rivalizar com Starlink no setor de satélites

Na Europa, fabricantes estão avaliando aliança para rivalizar com Starlink no setor de satélites
Estande da Starlink durante uma feira de tecnologia em Berlim, na Alemanha (Foto: EFE/EPA/CLEMENS BILAN)

Ouça este conteúdo

As gigantes europeias da indústria aeroespacial Airbus, Thales Group e Leonardo S.p.A. estão em negociações para criar uma nova empresa conjunta que possa competir com a Starlink, rede de satélites de Elon Musk, que domina o setor de órbita baixa da Terra, informou uma reportagem da agência Reuters publicada nesta terça-feira (3).

De acordo com fontes próximas ao projeto, o modelo da nova companhia seria inspirado na MBDA, fabricante de mísseis que pertence à Airbus, Leonardo e BAE Systems. A estrutura planejada prevê a combinação de ativos dos principais fabricantes, sem que um dos participantes compre as operações dos demais. Tal abordagem foi confirmada à Reuters pelo presidente-executivo da Leonardo S.p.A.,  Roberto Cingolani.

Batizado de "Projeto Bromo", o plano busca revitalizar a posição da Europa no setor espacial e reflete uma tentativa das empresas europeias de reagir ao crescimento exponencial da Starlink, que tem revolucionado o mercado com sua tecnologia de internet via satélite, desafiando fabricantes tradicionais. A Starlink atualmente oferece conectividade global a partir de milhares de satélites de órbita baixa. Seus atuais concorrentes ainda estão em posição desvantajosa em termos de escala e inovação.

Segundo a Reuters, as negociações para o "Projeto Bromo" já estão em fase avançada. Para concretizar a ideia, as empresas devem enfrentar alguns desafios adicionais, como cortes de pessoal previstos no setor.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.