A polícia nigeriana prendeu vários motociclistas que, para burlar a lei que os obriga a usar capacete, têm utilizado amarrados às suas cabeças cascas de abóboras secas do tipo cabaça, panelas ou pedaços de pneus.
"Eles utilizam panelas, cabaças, borracha e plástico improvisado como capacetes", disse Yusuf Garba, comandante da Comissão Federal de Segurança no Trânsito, na cidade de Kano.
Uma das categorias mais atingidas, os mototaxistas reclamam que os capacetes são muito caros e que alguns passageiros se recusam a usá-lo, pois temem que irão pegar alguma micose ou sofrerão um feitiço de magia negra.
Os jornais locais também afirmam que muitos passageiros temem que os capacetes possam ser usados por motociclistas para enfeitiçá-los e facilitar o roubo.
"Algumas pessoas podem colocar juju [amuleto] dentro do capacete e, quando eles são usados, a vítima pode perder a consciência", disse o passageiro Kolawole Aremo ao jornal local Daily Trust.
A lei entrou em vigor em 1 º de janeiro. Mas, segundo Garba, os motociclistas tiveram tempo suficiente para comprar capacetes. Há seis meses, de acordo com ele, um capacete custava menos de 800 nairas (US$ 6). Mas, agora, os preços subiram por causa da procura.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião