Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Assembleia Geral da ONU

Na ONU, Dilma reitera cobrança por reforma do Conselho de Segurança

Dilma fala na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York | EFE/Andrew Gombert
Dilma fala na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York (Foto: EFE/Andrew Gombert)

A presidente Dilma Rousseff reiterou nesta quarta-feira (24), em discurso na Assembleia-Geral da ONU, a necessidade de fazer a reforma do Conselho de Segurança da organização, pois ao ser mais representativo será mais eficaz.

Dilma fez ainda um apelo pela ampliação do direito a voto de países em desenvolvimento em instituições como Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, classificando como "inaceitável" a demora nessa mudança.

Atualmente, o Conselho de Segurança tem cinco membros permanentes: Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e China, uma composição que em grande parte reflete o equilíbrio de poder global logo após a 2a Guerra Mundial.

O Brasil, e outros países, defendem a reforma do órgão da Organização das Nações Unidas de forma a representar melhor o novo cenário global, incluindo a América do Sul, a África e outros países que crescerem desde o fim da guerra.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.